quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prática na Dimensão Político-Social


Resumo Informativo Capítulo: IV

NOGUEIRA; Maria Alice. Bordieu e a Educação/ Maria Alice Nogueira, Cláudio M.Martins Nogueira .-2-ed.- Belo Horizonte: Autêntica, 2006,pp.83-101.

RESUMO
                                      
O presente trabalho discute, através de pesquisa teórica e bibliográfica a obra de Maria Alice Nogueira e Cláudio M. Martins Nogueira, baseado nas ideias de Bordieu, com relação a escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais. Tem como objetivo mostrar que a escola não seria uma instância neutra que transmitiria uma forma de conhecimento intrissicamente superior às outras formas de conhecimento, e que avaliaria os alunos com  base em critérios universalistas, mas ao contrário, ela é concebida como uma instituição a serviço da dominação exercida pelas classes dominantes. A pesquisa se fundamenta no enfoque crítico, com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou segundo os autores que a saída para os desfavorecidos estaria no processo que denomina de "racionalização da pedagogia", ou seja, uma pedagogia racional e universal, que, partindo do zero e não considerando como dado o que apenas alguns herdaram, se obrigaria a tudo em favor de todos e se organizaria metodicamente em referência ao fim explícito de dar a todos os meios de adquirir aquilo que não é dado, sob aparência do dom natural, senão  às crianças das classes privilegiadas.


Palavras-Chaves: Racionalização da Pedagogia. Desiguldades Sociais. Classes Dominantes.

Prática na Dimensão Político-Social

Resumo Informativo Capítulo: III

NOGUEIRA; Maria Alice. Bourdieu e a Educação/ Maria Alice Nogueira, Cláudio M.Martins Nogueira .-2-ed.- Belo Horizonte: Autêntica, 2006,pp.57-82.

RESUMO

O presente trabalho discute, através de pesquisa teórica e blibiográfica a obra de Maria Alice Nogueira e Cláudio M. Martins Nogueira, baseados na concepção de Bourdieu para com a herança cultural  familiar, a mesma é caracterizada em termos de uma bagagem socialmente herdada. Essa bagagem inclui o capital econômico, capital social e o  capital cultural, que podem ser postas a serviço do sucesso escolar.O último citado, capital cultural constitui o elemento da herança familiar que teria o maior impacto na definição do destino escolar. A pesquisa é fundamentada nas teorias de Bourdieu, com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou segundo os autores que as frações dominadas são mais ricas em capital cultural, pois essas seriam propensas a um investimento escolar mais intenso,visando o acesso as carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino. E as  dominantes mais ricas em capital econômico, a mesma tenderia a buscar na escola, uma certificação que legitimaria o acesso às posições de comando já garantidas pela posse de capital econômico.

Palavras-Chaves: Herança Cultural Familiar. Capital Cultural. Capital Econômico.

Prática na Dimensão Político-Social

Resumo Informativo Capítulo: II

NOGUEIRA; Maria Alice. Bourdieu e a Educação/ Maria Alice Nogueira, Cláudio M.Martins Nogueira .-2-ed.- Belo Horizonte: Autêntica, 2006,pp.33-56.


 RESUMO

O presente trabalho discute por meio de um a pesquisa teórica e bibliográfica a relação do poder simbólico no meio social, onde Bourdieu identifica e se contrapõe a três tradições sociológicas e filosóficas, a moral, a arte, a religião,a ciência, a língua, etc.Tem como objetivo mostrar os bens adquiridos no meio social ,o material e o intelectual, sendo que prevalece a questão da cultura dominante que e sempre privilegiada e a dominada tem que se adequar a mesma. A pesquisa se fundamenta no enfoque critico, com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou segundo os autores que os indivíduos estariam constantemente em disputas, buscando manter ou elevar sua posição nas hierarquias sociais,  sendo que nem sempre tais seriam alcançáveis.

Palavras-ChavesCultura  Dominante. Produções Simbólicas. Espaço Social.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prática na Dimensão Político-Social


Resumo Informativo Capítulo: I

NOGUEIRA; Maria Alice. Bourdieu e a Educação/ Maria Alice Nogueira, Cláudio M.Martins Nogueira. 2-ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp.21-31.

RESUMO

O presente trabalho discute a compreenção da obra de Maria Alice Nogueira e Cláudio M. Martins Nogueira em relação a concepção de Bourdieu para com a ordem social. Tem como objetivo entender e conhecer o mundo social através de três formas: fenomenologia, objetivista e praxiolológica, para assim  entender o caráter das práticas socias, sem deixar cair na concepção subjetivista e objetivista. Utiliza ainda o conceito de habitus, entendido como um sistema de posições duravéis estruturadas de acordo com o meio social dos sujeitos e que seria "predispostas a funcionar como estruturas estruturadas, isto é, como princípio gerador e estruturador das  práticas e das representações". Para tanto, os autores usaram a pesquisa bibliográfica, baseando-se sempre na obra de Bourdieu. Os mesmos utilizaram a abordagem qualitativa. A pesquisa revelou segundo os autores que o conceito de habitus seria o elemento central da obra da proposta desenvolvida por Bourdieu, de superação do subjetivismo e do objetivismo.

Palavras-Chaves: Objetivismo. Subjetivismo. Habitus.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO - SOCIAL

RESGATE DA VIDA ESTUDANTIL

Durante o período estudantil, que chega a ser metade de um sonho conquistado pouco a pouco, percebemos  o quanto é valioso o conhecimento e o real significado dessa simples palavra.

Os anos passaram, mas as recordações guardaremos para sempre em nossas vidas, as aprendizagens, essas marcaram e marcam ainda hoje cada aluno que estudou, buscou e conquistou a mesma, isso ocorreu graças a dedicação dos professores que se empenharam e transmitiram o seu conhecimento a nós estudantes. Tais, sempre procuraram mostrar a melhor direção a ser percorrida, visando um caminho repleto de conquistas e grandes realizações.

"Na construção de nosso conhecimento, os livros são os tijolos e os professores são os pedreiros", como enfatiza o autor Jonathan Fonseca Fogo, o professor é a ferramenta principal para construirmos  nosso conhecimento e facilitar o processo dinâmico de ensino-aprendizagem e  é nesse contexto que lembro - me dos meus melhores professores, no qual cada um possuía sua personalidade e seu modo de ensinar diferente, o que de certa forma só nos beneficiou. Hoje posso dizer com todas as letras, vocês foram e são minha inspiração em todos os momentos de minha vida, por isso, agradeço pela compreensão, companheirismo, amizade, amor, dedicação e paciência que tiveram conosco.

Apesar do desempenho dos professores, as dificuldade sempre existiram, porém, foram superadas com a ajuda e esforço de todos que compõe o "universo escolar", como diz o ditado popular " a união faz a força".

Com relação as melhores ou piores matérias, não existe essa distinção, uma vez que não subsisti disciplina ruim, e sim a falta de interesse pela a mesma. Então, tudo é uma questão de afinidade.

Toda essa experiência, me faz recordar momentos de alegria e tristeza, um deles, foi marcante em minha trajetória escolar, no qual presenciei a morte de um colega, que por irresponsabilidade de um motorista, tirou - lhe a vida, os sonhos e destruiu o futuro de um aluno que poderia ser brilhante, hoje ele não brilha aqui na terra, mas no céu com certeza estará sempre brilhando, apesar dessa situação trágica, tive momentos de descontração, como o que aconteceu com uma amiga em uma determinada situação que levou a mesma a fazer
 " xixi" nas calças.

E a vocês meus seguidores, que neste momento estão lendo o meu Resgate Estudantil, posso - lhes afirmar que esse período foi marcante e essencial para definir meu futuro. Sempre sonhei em cursar uma faculdade, e estudei muito para conquistar tal objetivo, visando garantir meu futuro e o de minha família e proporcionar uma vida melhor para os meus pais, que não tiveram as mesmas oportunidades assim como tive.

Agradeço a Deus pelo sonho conquistado e aos meus pais, Abel e Joscilé e a toda minha família que sempre me apoiaram a continuar com os meus estudos, e por ultimo, mas não menos importantes, aos professores, pois foram e são os "pedreiros" essenciais na edificação dos meus conhecimentos.