Resumo Informativo Capítulo: I
NOGUEIRA; Maria Alice. Bourdieu e a Educação/ Maria Alice Nogueira, Cláudio M.Martins Nogueira. 2-ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp.21-31.
RESUMO
O presente trabalho discute a compreenção da obra de Maria Alice Nogueira e Cláudio M. Martins Nogueira em relação a concepção de Bourdieu para com a ordem social. Tem como objetivo entender e conhecer o mundo social através de três formas: fenomenologia, objetivista e praxiolológica, para assim entender o caráter das práticas socias, sem deixar cair na concepção subjetivista e objetivista. Utiliza ainda o conceito de habitus, entendido como um sistema de posições duravéis estruturadas de acordo com o meio social dos sujeitos e que seria "predispostas a funcionar como estruturas estruturadas, isto é, como princípio gerador e estruturador das práticas e das representações". Para tanto, os autores usaram a pesquisa bibliográfica, baseando-se sempre na obra de Bourdieu. Os mesmos utilizaram a abordagem qualitativa. A pesquisa revelou segundo os autores que o conceito de habitus seria o elemento central da obra da proposta desenvolvida por Bourdieu, de superação do subjetivismo e do objetivismo.
Palavras-Chaves: Objetivismo. Subjetivismo. Habitus.
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