quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prática na Dimensão Político-Social

Resumo Informativo Capítulo: III

NOGUEIRA; Maria Alice. Bourdieu e a Educação/ Maria Alice Nogueira, Cláudio M.Martins Nogueira .-2-ed.- Belo Horizonte: Autêntica, 2006,pp.57-82.

RESUMO

O presente trabalho discute, através de pesquisa teórica e blibiográfica a obra de Maria Alice Nogueira e Cláudio M. Martins Nogueira, baseados na concepção de Bourdieu para com a herança cultural  familiar, a mesma é caracterizada em termos de uma bagagem socialmente herdada. Essa bagagem inclui o capital econômico, capital social e o  capital cultural, que podem ser postas a serviço do sucesso escolar.O último citado, capital cultural constitui o elemento da herança familiar que teria o maior impacto na definição do destino escolar. A pesquisa é fundamentada nas teorias de Bourdieu, com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou segundo os autores que as frações dominadas são mais ricas em capital cultural, pois essas seriam propensas a um investimento escolar mais intenso,visando o acesso as carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino. E as  dominantes mais ricas em capital econômico, a mesma tenderia a buscar na escola, uma certificação que legitimaria o acesso às posições de comando já garantidas pela posse de capital econômico.

Palavras-Chaves: Herança Cultural Familiar. Capital Cultural. Capital Econômico.

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