Resumo Informativo Capítulo: IV
NOGUEIRA; Maria Alice. Bordieu e a Educação/ Maria Alice Nogueira, Cláudio M.Martins Nogueira .-2-ed.- Belo Horizonte: Autêntica, 2006,pp.83-101.
RESUMO
O presente trabalho discute, através de pesquisa teórica e bibliográfica a obra de Maria Alice Nogueira e Cláudio M. Martins Nogueira, baseado nas ideias de Bordieu, com relação a escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais. Tem como objetivo mostrar que a escola não seria uma instância neutra que transmitiria uma forma de conhecimento intrissicamente superior às outras formas de conhecimento, e que avaliaria os alunos com base em critérios universalistas, mas ao contrário, ela é concebida como uma instituição a serviço da dominação exercida pelas classes dominantes. A pesquisa se fundamenta no enfoque crítico, com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou segundo os autores que a saída para os desfavorecidos estaria no processo que denomina de "racionalização da pedagogia", ou seja, uma pedagogia racional e universal, que, partindo do zero e não considerando como dado o que apenas alguns herdaram, se obrigaria a tudo em favor de todos e se organizaria metodicamente em referência ao fim explícito de dar a todos os meios de adquirir aquilo que não é dado, sob aparência do dom natural, senão às crianças das classes privilegiadas.
Palavras-Chaves: Racionalização da Pedagogia. Desiguldades Sociais. Classes Dominantes.
Palavras-Chaves: Racionalização da Pedagogia. Desiguldades Sociais. Classes Dominantes.
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